SILVANA

BAHIA

É diretora do Olabi, organização focada em inovação social e tecnologia, por onde toca uma série de iniciativas e coordena a Pretalab. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Foi facilitadora da Maratona RodAda Hacker - oficinas de empoderamento feminino em novas tecnologias, co-coordenou o plano de comunicação do filme KBELA e é colaboradora da plataforma Afroflix.

ALLINE

CIPRIANO

Farmacêutica com especialização em fitoterapia. Possui formação em saboaria artesanal e aromaterapia.

Atuou por 9 anos como sócia e farmacêutica em uma farmácia de manipulação com foco em medicamentos fitoterápicos, homeopáticos, florais e cosméticos.
É co fundadora da Ibeji Limpeza Consciente uma iniciativa que desenvolve artesanalmente produtos de limpeza naturais e biodegradáveis e também ministra oficinas práticas de limpeza consciente.

Acredita no resgate de antigos hábitos ancestrais como forma de refletirmos sobre nossas escolhas, diminuirmos nosso impacto no planeta e criarmos um novo comportamento de consumo: mais consciente e ecológico.

ONOFRE ARAUJO

Publisher do Portal eCycle, Onofre é especialista em redes digitais e sustentabilidade pela ECA USP, mestre em administração de empresas pela PUC SP, havendo se formado em alguns MBAs junto a instituições internacionais tais como E.M.Lyon School of Executive Education, Lyon – France; University of Cambridge - Judge Institute of Management, Cambridge - United Kingdom; Vanderbilt University - Owen Graduate School of Management, Nashville - Tenessee – USA  e nacionais como: USP, FEA – Fundação Instituto de Administração, São Paulo; Ibmec Business School, Rio de Janeiro e Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro.

eCycle é um ecossistema digital orientado à sustentabilidade sob as lentes do consumo. A iniciativa produz conteúdos, assim como oferece serviços e produtos capazes de contribuir para a redução da pegada ambiental de seus usuários. Empresa B certificada no ano de 2016, recebeu o Prêmio Chico Mendes como melhor site de jornalismo socioambiental nos anos de 2015 e 2016, ganhou do Prêmio Influenciadores Digitais nos anos de 2016 e 2017 e venceu o Prêmio Eco Amcham Estadão 2017 .

JULIANA RAGUSA  

É graduada em Letras, Mestre em LAEL pela PUC-SP onde estudou formação de professores com foco em Linguagem, Educação e Tecnologia. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC-SP) e em Pedagogias do Século 21 pela TAMK (Universidade de Tampere, Finlândia). Educadora há 24 anos possui experiência em coordenação de projetos mão na massa e tecnologias ao longo de sua trajetória na área educacional. Vem trabalhando com a cultura maker  desde 2013 como consultora educacional, com foco na formação e empoderamento de educadores para disseminação da cultura da aprendizagem mão na massa e criativa com integração de tecnologias de fabricação digital e artesanal às práticas educacionais. 

RODRIGO ARRUDA

Doutor em Engenharia na área de processos de fabricação (UFRGS), Mestre em engenharia de materiais (PUCRS), Graduado em Engenharia de Controle e Automação (PUCRS). Atuou na indústria metal-mecânica e eletroeletrônica desenvolvendo produtos, protótipos e processos de fabricação. Possui experiência em consultoria Industrial (Produttare Consultoria) em desenvolvimento de produtos, Sistemas de Produção e inovação em processos de fabricação. Experiência Acadêmica como professor e coordenador de cursos, teve participação ativa na criação da Faculdade de Engenharia (UniRitter) e estruturação de cursos e currículos (Mecânica, Produção, Elétrica e Automação), abertura e reconhecimento pelo MEC.
Atualmente é Docente nas áreas de Materiais e Fabricação Mecânica nas Engenharias do Insper/SP e coordenador do Insper FabLab.

JACKSON SANCHES 

Engenheiro ambiental e sanitário com especialidade em tecnologias sustentáveis. Trabalhou em diversas pesquisas na área socioambiental e tem na bagagem cursos de gestão de resíduos sólidos, de efluentes,  bioconstrução, agrofloresta e
permacultura. No Pindorama trabalha como um dos mentores das estações
sementes elaborando projetos, organizando cursos, auxiliando no planejamento e
execução de atividades a fim de desenvolver as estações.

FERNANDA

NICOLINI

Formada em Design de Moda com passagem por Belas Artes, desenvolve trabalhos relacionados a Upcycling desde 2006 quando fundou a marca PinôNoá de luminarias feitas em polipropileno reaproveitado. Também atuou na criação de figurinos para dança e teatro entre 2001 a 2011 onde começou sua paixão por Moda. Em 2015 criou a Odyssee, marca fundamentada no upcycling de resíduos eletrônicos em acessórios. Desde então vem criando conexões e projetos de recolhimento com empresas e instituições ampliando o raio de ação. Já facilitou workshops de recriação e desenvolvimento de acessórios com utilização de diversos tipos de resíduos.

DAVI REZENDE

Com empenho e criatividade Davi Rezende, vem transformando o lixo em arte. Formado em Design o artista tem como diferencial os trabalhos desenvolvidos com materiais recicláveis. Sua família atua no ramo da reciclagem a mais de 30 anos e o convívio com essas duas realidades, arte e reciclagem foram à força motriz para o surgimento de suas obras. Em 2013 teve sua primeira exposição individual na galeria do SESC, que abriu as portas para outras mais. Já desenvolveu projetos para prefeitura, SESC, Aeroporto Galeão, Oi e outras empresas. No ano de 2016 participou da Semana do Design Rio e neste ano de 2017 foi premiado com um de seus produtos como melhor design reciclado na FENEART em Recife - PE, também foi destaque na aceleradora de negócios promovida pela Shell, conquistando o prêmio POP como empreendimento mais votado pelo público. Participou da Exposição Novos Talentos do Design Brasileiro na Mostra de Decoração Morar Mais Por Menos no CasaShopping. Lojas de design e decoração como Novo Ambiente e Abra Casa comercializam linhas exclusivas de mobiliários com ressignificação de materiais.

WAGNER FERRAZ

É artista plástico e marceneiro. Há 15 anos atua desenvolvendo trabalhos que associam arte, lixo e sustentabilidade.  Idealizador da Reciclaria Casa de Artes, espaço cultural e gastronômico, em Sergipe, todo produzido com material descartado. Nascido em Diadema, São Paulo, aprendeu o ofício no centro comunitário do bairro Jardim Canhema, espaço de profissionalização coordenado por sua mãe, Márcia Aparecida Ferraz.  Atuou na formação de jovens marceneiros e pessoas em situação de rua com foco na geração de renda e na inclusão produtiva. Idealizador do Coletivo Abrigo, que desenvolve trabalhos de reformas e de mobiliário urbano, buscando impactar positivamente a experiência de vida nas cidades.  Wagner acredita que construir redes, desenvolver parcerias e trabalhar na ressignificação de resídu os são formas de mudar o mundo.   O Coletivo Abrigo está sendo acelerado pelo Labora, laboratório de inovação social do Oi Futuro e pelo Instituto Ekloos.

ALEX DIAS

Doutor e Mestre em Astronomia (Observatório Nacional e UFRJ), Graduado em Física (UFV) e técnico em Mecânica Geral (SENAI). Atuou na elaboração de experimentos de Física com materiais de baixo custo (reciclagem) em seu trabalho de monografia. Além de atuação docente no nível superior e médio, possui experiência com divulgação via palestras e na elaboração de livros didáticos (Profissionet) com autoria de 5 obras de nível médio e técnico-profissionalizante. No doutorado realizou estágio sanduiche de 1 ano no Observatoire de Paris-Meudon, na França. Atualmente é professor de Física na Escola SESC de Ensino Médio onde, além das atividades docentes regulares, desenvolve atividades práticas através do espaço Maker da escola, construindo desde kits para aulas práticas até atividades lúdico-educativas como a construção de um fliperama, pelos alunos, a partir da reciclagem de um notebook.

GABRIELA

MAZEPA

Não estudou Moda. Começou a faculdade de Arquitetura e durante um intercâmbio para a França trocou o curso por uma Faculdade de Arte Têxtil onde se graduou com honra ao mérito já falando, na época, do tema que a inspira e com o qual vem trabalhando há anos: reaproveitamento de tecidos. Além da Escola de Artes, se profissionalizou em Dança Contemporânea e vê relação nessas coisas todas. Hoje, com seu projeto Re-Roupa, transforma roupas e fins de rolo de tecido buscando através desse processo gerar consciência sobre o tema e renda para grupos produtivos em situação de vulnerabilidade social. Trabalhando com o conceito de Upcycling atua em projetos regularmente com a Rede Asta, já fez parcerias com a Farm e o Enjoei, foi a vencedora Brasileira do Prêmio do British Council para jovens empreendedores e já trabalhou em confecções de grande porte no Sri Lanka, na Ásia, sempre transformando o que era considerado resíduo em roupa novamente.

MARCELA

MAZZEI

Diretora da Associação Nacional dos Inventores; Bacharel em Administração de Empresas; Orientadora e especialista no atendimento para empreendedores com novos projetos Especializada em orientações sobre Propriedade Industrial e Intelectual, registro de marcas e patentes, copyright, direitos autorais, no Brasil e no Exterior; Integrante do conselho de análise de novos projetos da ANI; Business Partner da WaveCorp.

ROZEANI ARAUJO

Bacharela em Desenho Industrial pela PUC-Rio, e entusiasta da interseção entre educação e criatividade. Orienta os alunos do Instituto SENAI de Tecnologia - Automação e Simulação na concepção e realização de projetos, com prototipagens realizadas no SENAI FabLab. Neste ambiente de fabricação digital que envolve impressão 3d, corte a laser e eletrônica, experimenta diversas técnicas para desenvolver o potencial das pessoas e ajudá-las a criar sem medo do erro.

FABIO ZSIGMOND

É formado em Administração e um empreendedor que trabalhou mais de 25 anos com varejo e tecnologia. Nos últimos 6 anos dedica-se a sua paixão: tecnologia e educação. Além de fundador do MundoMaker ele também atua como diretor voluntário no Projeto Ancora (www.projetoancora.org.br), uma organização sem fins lucrativos que abriga uma das escolas mais inovadoras do mundo, onde os alunos aprendem o currículo sem aulas e através de projetos.

CAROL CRONEMBERGER

É física, e se tornou chef de cosméticos por ser crítica da forma como o cuidado é“vendido” por aí e de tanto fazer  seus próprios cosméticos e produtos de limpeza. Durante seu pós doutorado, estudou cosmética natural na Inglaterra, França e Bélgica, e voltou ao Brasil disposta a ajudar
aqueles que querem também
melhorar esse cuidado, consigo e
com o planeta.

KIKO MENEZES  

Design de experiências musicais na empresa Sonori, onde atua como sócio-diretor desde 2009, formado em Propaganda e Marketing, músico multi-instrumentista, criador de instrumentos e abordagens para uma educação musical mais lúdica e inovadora. Ministrou conferência no TEDxUff, atuou como professor de música em 30 escolas no estado do Rio, Ongs e Centros Cuutlturais, e ministrou por dois meses, workshows de música e criatividade em madrid e na galícia (espanha).   

 fabrikmais@gmail.com 

 

 21 99167-9259