As oficinas serão realizadas no prédio anexo da Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro, 107.  

 

Todas as oficinas são GRATUITAS, mas é necessário INSCRIÇÃO PRÉVIA. Ver abaixo. 

 

ATENÇÃO: não é permitida entrada usando bermuda, chinelo, boné ou trajes de banho. 

11h30 - Oficina 1

Workshop de Hortas em Pequenos Espaços

Antônio Soares - Kombotânica

Duração: 2h 

Saiba como fazer uma horta na sua casa. Falaremos sobre vaso auto irrigável, adubação orgânica, defensivos caseiros e flores comestíveis. Tenha sua hortinha de temperos e ervas mesmo que em um pequeno espaço! É possível sim!

Faixa etária: acima de 16 anos

14h - Oficina 2

Oficina de Limpeza Consciente 

Alline Cipriano e Fernanda Sal - IBEJÍ

Duração: 1h30 

Faremos um breve mergulho no mundo dos produtos de limpeza naturais e no universo dos fitoterápicos e da aromacologia. Demonstraremos como produzir um produto de limpeza consciente com matérias primas de qualidade e baixo custo, fáceis de encontrar (algumas já estão na sua cozinha!!) e livres de impacto ambiental. Também falaremos dos produtos convencionais, possibilitando reconhecer os componentes tóxicos em suas composições e o que cada um deles causa no ambiente.

A oficina é prática e todos os participantes sairão com um DESINFETANTE MULTIUSO natural, biodegradável e artesanal para chamar de seu. Seremos todxs alquimistas!

 

Faixa etária: acima 10 anos

16h - Oficina 3

Brincando com a engenharia

Ana Carolina da Hora - Olabi

Duração: 1h30 

 

Os Autômatos de Papelão são uma maneira divertida de explorar elementos mecânicos simples, como cames, seguidores, alavancas e ligações enquanto criamos uma escultura que se move! Os autômatos são um excelente exemplo de como é possível aprender arte e engenharia juntos, desde cedo.

Faixa etária: público infanto-juvenil (08 a 12 anos)

11h - Oficina 4

Cosméticos naturais
Carol Cronemberger 

Duração: 1h30

Já pensou que, assim como a comida, o corpo absorve o que é colocado sobre a pele? Que além disso, tudo que colocamos no corpo também volta para o meio ambiente?Já pensou na quantidade de produtos químicos  nocivos que um cosmético convencional pode conter?  Já pensou em quanta coisa a gente consome sem necessidade, com pouco (ou nenhum) resultado real?

Já pensou quanto nossas escolhas interferem na nossa saúde e na saúde do planeta?

É possível fazer artesanalmente muitos dos produtos que usamos, com ingredientes de qualidade,  e fáceis de se encontrar. 

Quanto mais conversamos e trocamos experiências, e quanto mais conscientes do que estamos usando, melhor serão as escolhas que fazemos.

Nessa oficina vamos falar disso e dar dicas fáceis e super eficientes para diminuir a quantidade e cuidar a pele e do planeta com mais carinho.

 

Faixa etária: acima de 12 anos

13h30 - Oficina 5

Bijuteria feita com material eletrônico reciclado 

Fernanda Nicolini - Odyssee

Duração: 1h30

 

A Oficina Odyssee propõe que seja trabalhado o olhar de transformação sobre materiais inusitados e sobre os próprios acessórios em desuso. Através da prática e manipulação será possível criar e recriar peças propondo estéticas mais expressivas mesclando materiais, linguagens e alterando funções. Um contato importante sobre ressignificar moda abrindo oportunidades de implementação em diversos campos do cotidiano do participante sobre reaproveitamento.


Durante a oficina, o participante terá a experiência de desenvolver um  produto de moda passando por diversas etapas e dinâmicas técnicas e de autoconhecimento utilizando resíduos eletrônicos para produzir suas criações.
Exercício criativo com consciência trabalhando, treinando e descobrindo habilidades para um guarda roupa mais sustentável.

Faixa etária: acima de 16 anos

15h - Oficina 6

Instrumentos musicais  

Vandré Nascimento - Lata Doida

Duração: 1h30

 

A oficina será feita pelos idealizadores do Ponto de Cultura Música Sustentável Lata Doida, que desenvolve atividades de música a partir de uma perspectiva experimental, holística e sustentável, através da luthieria, pesquisa etnomusical, teorias e práticas em música. Na oficina realizada no Fabrik+ serão ensinados dois tipos de instrumento musical:

Trom-pet:
Instrumento de sopro com timbre próximo de um trompete feito com garra pet e saco de supermercado.

Flauta d'agua:
Instrumento de sopro confeccionado com tubo de borracha e bola de festa.

Depois de confeccionados os instrumentos, haverá uma dinâmica de gravação de loops (pedal loopstation) com os instrumentos prontos e também os levados pelos oficineiros.

Faixa etária: público infantil (a partir de 4 anos)

17h - Oficina 7

Suporte para planta de bambu, composteira e minhocário 
Jackson Sanches - Instituto Pindorama
Duração: 1h30

Já pensou em fazer uma pequena horta vertical em sua casa e aproveitar os resíduos orgânicos que são gerados na sua cozinha para produzir húmus para esta horta?

 

Na Permacultura, aprendemos que os resíduos gerados pelo ser humano na verdade são energia desperdiçada, pois todo material demanda energia, matéria prima e mão de obra para ser fabricado. Dessa maneira precisamos aprender a promover a sintropia energética das nossas casas, ou seja, gerenciar essa energia para permitir o melhor aproveitamento possível e consequentemente gerar menos resíduos.

 

A cozinha é o coração da nossa casa e é nela que a maioria dos resíduos são gerados. Todavia podemos fazer um excelente uso destes insumos e veremos algumas medidas que são utilizadas para tornar isso possível.

 

Assim sendo, essa oficina apresentará o passo a passo com a lista de ferramentas, materiais e técnicas necessárias para construir uma horta vertical feita com material natural e uma composteira minhocário. 

Faixa etária: acima de 12 anos

 fabrikmais@gmail.com 

 

 21 99167-9259